quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ano Lectivo 2008/2009

Este ano vai ficar sempre guardado na minha memória. Foi o meu primeiro ano como Professora.


Aprendi a lidar com diferentes ideias, opiniões. Estive longe da família. "Ganhei" uma mãe. "Ganhei" uma irmã. Cresci. Chorei.

Aprendi.

Aprendi que um abraço enche o coração. Aprendi que um beijinho pode fazer a diferença.

Aprendi a crescer.

Aprendi que ver partir os "nossos" meninos é uma experiência dura, que mexe comigo e me deixa com o coração apertado.

Neste ano que amanhã termina, vivi experiências marcantes. Com todas aprendi. Como Apoio, tive a oportunidade de lidar mais de perto com o trabalho de várias colegas, Educadoras e Professoras. Todas diferentes umas das outras, mas com o mesmo objectivo, dar o melhor, pelas crianças e pelo "nosso" Jardim Escola.

Só quero recordar as coisas boas. Houve momentos de alegria, de cumplicidade, de diversão. Também houve momentos que não vou esquecer, mas que não quero recordar.

Recordo com nostalgia as nossas horas de descanso. O "terror" andava sempre à procura de uma boa partida. Vários episódios foram vividos com lágrimas de prazer. Quando fomos às laranjas do vizinho e o carro arrancou "sozinho". Quando na hora de almoço alguém se lembrou que o prato da comida era mais fofinho para se sentar. E a aranha a navegar na sopa? Vai um banho de açúcar?Ouvi dizer que o Halibute, além de tratar os problemas do caso Carreira, também é utilizado na lavagem do cabelo. Deixa-o mais suave. E a vizinha que na caixa do correio recebeu uma bata! Também o cão ia comendo uma chave! E quando o carro por dentro foi ao banho! E quando o carro levou um banho de perfume!

As conversas no banco dos reformados foram um SPA diário. "Lá vem a Floribela". "Olha o senhor que vem sempre com uma saca de laranjas às costas!" "A que horas é o autocarro?"

Amigas com letra GRANDE. Vão ficar para a vida. Sei que posso contar com elas SEMPRE!Quando a vida me sorrir, elas vão lá estar. Quando a vida me fizer chorar, elas vão lá estar. Amizades assim são para guardar no lugar sagrado, o coração.

Há tanta coisa para dizer, mas algumas ficam apenas na memória.

Guardo com carinho os momentos Especiais que vivi dentro e fora do JE. São eles, e quem participa neles, que me dão força para lutar todos os dias. Esta luta é diária. É feita interiormente e exteriormente.

Há pessoas que me marcaram com o seu carinho. Há momentos que não vou esquecer.

Há palavras que me marcaram. Há crianças que me marcaram.

Há frases que me marcaram.
A frase que mais me marcou vai acompanhar-me para sempre, na vida pessoal e profissional.


"A vida é uma aprendizagem".


Não há melhor forma de terminar esta mensagem. Esta frase mostra bem tudo aquilo que senti ao longo do ano. Com tudo aprendi.

Sem comentários: