terça-feira, 4 de novembro de 2008

Filhos devia ser sinónimo de carinho

Agora que tenho contacto com a realidade educativa, com a realidade familiar dos alunos, vejo que há muita falta de afecto, de atenção, de carinho, entre os pais e os filhos!

Os pais têm de ter a noção de que os filhos necessitam de mimos, de ajuda, de carinho...

Por sentir que os "meninos" não têm a atenção suficiente, tento que se sintam felizes na escola. Talvez por isso digam que "Nunca se falou tanto em casa dos alunos de uma professora"...Há pais que me dizem coisas bonitas e que me faem sentir que o meu trabalho é valorizado...o mais importante é ver as crianças felizes...
Há melhor coisa do que ver uma criança a sorrir????

O mail que me enviaram mostra bem como as crianças sentem a falta dos pais, do ambiente familiar, e como isso é visível no seu trabalho escolar.

Uma professora do ensino básico pediu aos alunos que fizessem uma redacção sobre o que gostariam que Deus fizesse por eles. Ao fim da tarde, quando corrigia as redacções, leu uma que a deixou muito emocionada.


O marido, que, nesse momento, acabava de entrar, viu-a a chorar e perguntou:
- O que é que aconteceu?' Ela respondeu:
- Lê isto.

Era a redacção de um aluno.
"Senhor, esta noite peço-te algo especial: transforma-me num televisor. Quero ocupar o lugar dele. Viver como vive a TV da minha casa. Ter um lugar especial para mim, e reunir a minha família à volta... Ser levado a sério quando falo... Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem perguntas. Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona. E ter a companhia do meu pai quando ele chega a casa, mesmo quando está cansado. E que a minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de me ignorar. E ainda, que os meus irmãos lutem e batam para estar comigo. Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo. E, por fim, faz com que eu possa diverti-los a todos. Senhor, não te peço muito...Só quero viver o que vive qualquer televisor."

Naquele momento, o marido de Ana Maria disse:

- 'Meu Deus, coitado desse miúdo! Que pais'!

E ela olhou-o e respondeu: - 'Essa redacção é do nosso filho'


Palavras para quê?

1 comentário:

Unknown disse...

Bem nem sei k dzr...

Cada vez sinto mais k n valorizamos nd nem ninguem. k cd vez mais somos egoistas e so gostamos d nos!!!
Qnd mstramos k godtamos d alguem rarament eh amor verdadeiro...tem smp um ou varias intencoes...

Isto td eh mau mas pior eh knd o fzmos a criancas. k n tem culpa d nd, k sao os seres mais inocentes k existem na Terra. Que apenas precisam d amor e de carinho p serem suficientmnt felizes.

Mas eu tnh a certezak tu vais conseguir mudar mtas familias. Cm vez os teus actos e as tuas palavras p c as criancas ja estao a dar frutos!!!

Tu es linda...d todos os angulos, de todas as prespectivas!!!

Adrt pelo k es e por akilo k sinto knd falo ctg, pelo k sinto knd penso em ti e pela imensa felicidade k sinto knd leio estas coisas maravilhosas sobre ti!!!

ADORO TE DO FUNDO D MEU CORAÇÃO!!!

ES MNHA PITA!!!