As férias já terminaram, agora é tempo de trabalhar! Os meus dias têm sido passados no Largo da Luz, no CATE. O Centro de Acolhimento Temporário/Unidade de Emergência “Casa da Luz” consiste num espaço pré-fabricado construído de raiz e pensado para o acolhimento de jovens e crianças em perigo.
A Casa da Luz acolhe de jovens do sexo feminino, até aos 18 anos. Proporciona, além de todos os cuidados básicos essenciais, o acompanhamento personalizado de cada jovem por uma equipa técnica multidisciplinar que procede ao estudo e diagnóstico de cada caso, com vista à definição das soluções mais adequadas com o objectivo de proteger e promover a inserção dos jovens na sociedade.
Tenho aprendido muito e bem. Não estou habituada a lidar com jovens desta idade e com estes problemas, mas tenho sido forte e tenho dado o meu melhor. Estas jovens já sofreram muito físicamente e psicológicamente, e eu transmito-lhes a força e a coragem que precisam.
No entanto, nem tudo são rosas, pois estas jovens por vezes são violentas com os educadores. Já existiram casos em que os educadores foram agredidos por pedras, agrafadores, garrafas, e nestes casos a Polícia (112 não posso esquecer este número) é chamada ao local (até os polícias são provocados).
Mas tenho vivido bons momentos. Ando a aprender a lidar com os colegas de profissão e com situações de risco. Acho que cresci profissionalmente nesta última semana. As jovens já aprenderam que quando querem brincar basta chamar pela Educadora (como é bom ouvir esta frase: "Educadora Margarida venha brincar") Margarida e lá vou eu.
No último jogo do STOP houve uma situação engraçada...uma menina na categoria dos animais colocou "lola" (lula). Até aqui tudo bem, o melhor veio depois. "STOP, vamos começar a dizer". A primeira jovem escreveu lagarto, a segunda leão e a terceira "lola". De repente surgiu uma voz bem alta "Está errado, uma lula não é um animal, é um ser vivo". Pronto, foi risada total!

Depois da minha intervenção tudo ficou esclarecido. Agora mais uma semana vai começar e a minha vontade de aprender vai continuar a crescer, tal como o carinho que tenho para dar a estas jovens.
Sejam Felizes!!!
5 comentários:
sem duvida que o teu coracao n tem fim....cd vez acredito mais nisso!!!
acredito k o trabalho k estas a fzr n seja facil mas tu vais conseguir conquistar o carinho e amizade d tds os k te rodeiam...eh uma kestao de tempo, tnh a certeza!
é impossivel n gostar de ti, nao kerer ser tua amiga, n kerer estar perto d ti. a tua trankuilidade e a tua maneira de ser transmite a todos os k estao ah tua volta calma, paz, serenidade, conforto, alegria....
adoro ser tua AMIGA (pita)
beijoes e continua smp assim ;)
Olá! Desculpa a minha ausência mas estas duas semanas têm sido complicadas mas está tudo bem! Quanto à inscrição eu tinha falado do centro de emprego! Desculpas muitas, muitas :)!
Estou a ver que está tudo a correr pelo melhor :D!
Bjocas
Encontrei isto por acaso, estava a procura de uma informação sobre o cate, quando me deparei com este blog, como eu fui utente do cate e sai há pouco tempo do lac, andei pra qui a tentar descortinar quem era a educadora margarida...
mas n cheguei lá...
no entanto fiquei curiosa porque se era educadora do cate, de certeza que a conheço...
just in case...
well anyway
kiss
olá margarida,aqui e o ytallo eu queria saber onde fica esta instituição.por que eu tenho uma amiga que foi para ai poderias me responder.. e o nome da minha amiga e Brenda,eu so sei que ela foi para uma instituição com esse nome 'Casa Da Luz' se vc conhecer por favor me fala.
desde já obrigado ..
ytallo
Enviar um comentário